05/12
16h23m
A
A
A
Bitcoin: golpe com prejuízo de R$ 1,5 bilhão é alvo de operação no Paraná

Band News FM Curitiba

 
Nove pessoas foram presas suspeitas de integrar um esquema bilionário que aplicava golpes por meio de supostos investimentos em bitcoins. De acordo com a Polícia Civil, o prejuízo estimado pela Delegacia de Estelionato de Curitiba ultrapassa R$ 1,5 bilhão. Cerca de cinco mil vítimas foram atraídas pelo golpe e a organização criminosa movimentou, efetivamente, pelo menos RF$ 150 milhões.

A promessa de rendimentos diários variava entre 3% e 4% ao dia. Ao todo, foram cumpridos 62 judiciais em Curitiba, Pinhais e Piraquara, na região metropolitana, em Pontal do Paraná, no litoral, e em São Paulo (SP). Duas pessoas estão foragidas. São 11 mandados de prisão temporária e 11 ordens de busca e apreensão.

Além disso, a Justiça do Paraná autorizou o bloqueio de 16 contas bancárias e mandou sequestrar 24 veículos ligados aos investigados. O delegado titular da Delegacia de Estelionato, Emmanoel David explica que as cinco mil vítimas foram atraídas pelas redes sociais e mensagens em aplicativos, como o WhatsApp, com promessas de lucros incompatíveis com a realidade. Os golpistas usavam duas empresas de fachadas – Krypton Unite e Blockchange.

A Polícia Civil apreendeu cerca de quatro mil contratos, que serão analisados individualmente no curso das investigações:

A BandNews FM Curitiba acompanha vítimas do esquema desde agosto deste ano. Centenas de investidores de Curitiba tentavam, havia meses, reaver o dinheiro investido. Os saques estavam suspensos e os suspeitos alegaram que os recursos estariam bloqueados na Argentina após um revés financeiro. A empresa sediada em Curitiba pediu aos investidores um prazo de três meses para resolver o problema e devolver o dinheiro: o prazo acabou, foi estendido, mas nenhum sinal foi apresentado aos clientes lesados.

Um dos investidores prejudicado é o engenheiro agrônomo Daniel Silvério. Ele relata ter feito um depósito inicial para testar a idoneidade da ferramenta.

No início, o retorno financeiro veio como prometido. E isso deu confiança para que mais pessoas da família de Silvério decidissem arriscar:

O mesmo modo de operação foi relatado por outras vítimas. Depois de ouvir histórias de investimentos bem sucedidos, o representante comercial Izaque Gomes da Silva resolveu aplicar um plano de saques a médio e longo prazo. Mas ele nunca mais viu “a cor” do dinheiro:

A BandNews FM tentou contato com as empresas e intermediários por meio de todos os contatos disponibilizados:

Contratos analisados pela reportagem indicam que a empresa prometia rendimentos de até 3% ao dia. Conforme a Polícia Civil, em outros casos, as promessas eram de rendimentos diários de 4%.

O economista Marcos Silvestre, colunista de finanças pessoais da BandNews FM, faz um alerta sobre fraudes e golpes travestidos de “oportunidades de investimentos”:

O grupo criminoso investigado nesta operação deve responder por estelionato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento particular. Os resultados da operação devem ser divulgados ao longo do dia.

Deixe o seu comentário
Blog Central Web
O seu portal de notícias do centro do Paraná
Blog Central Web
Rua Cons. Zacarias, N 631 - Pitanga-PR
Abrangência:
Pitanga, Manoel Ribas, Nova Tebas, Boa Ventura, Santa Maria do Oeste, Turvo, Palmital, Laranjal, Mato Rico, Campina do Simão e Goioxim.