04/07
18h11m
A
A
A
Circuito Touro Angus Registrado chega a Pitanga PR
Carolina Jardine e Luciana Radicione
 Criadores de Pitanga (PR) já podem se agendar para o Circuito Touro Angus Registrado, que será realizado no dia 10 de julho. A iniciativa da Associação Brasileira de Angus tem levado a diferentes regiões do Brasil um roteiro de palestras para esclarecer os produtores sobre as vantagens proporcionadas pelo uso de reprodutores marcados. O evento ocorrerá na Sede do Sindicato Rural de Pitanga (Avenida Brasil, 341), às 19h, com palestra do gerente de fomento da Angus, Mateus Pivato. 
 
Para o presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier, o circuito deve estimular os criadores a trabalharem o cruzamento de exemplares Angus com vacas Nelore, que predominam na região. Segundo Zampier, a expectativa é que as palestras orientem os pecuaristas como escolher touros adequados para cada sistema de manejo e rebanho. "Os criadores têm que conhecer melhor a raça Angus", disse.
 
A palestra ministrada pelo gerente de fomento da Angus mostrará que a opção por reprodutores registrados resulta em um rebanho Angus capaz de originar descendentes que refletem tudo o que o investidor e o mercado desejam: precocidade reprodutiva, ganho de peso e carne de qualidade. Além disso, destacará que, trabalhando com a genética Angus, os produtores terão terneiros uniformes e mais produtividade dentro e fora da porteira. Segundo Pivato, a iniciativa deve levar aos criadores da região maior conhecimento sobre a genética Angus e, consequentemente, motivar a busca por animais da raça em rebanhos no Paraná. "Precisamos mostrar aos pecuaristas da região que, na ponta do lápis, usar Touro Angus Registrado é um investimento que se paga", afirmou. 
 
O Circuito Touro Angus, que começou na segunda-feira por Campo Mourão, também passará por Cascavel (11/7) e Dois Vizinhos (12/7). 
 
Por que usar Touro Angus registrado:
 
– Touro registrado tem origem genética certa e provém de animais geneticamente superiores.
 
– O registro é a certeza que o reprodutor dará origem a um rebanho genuinamente Angus, produzindo descendentes que exprimam tudo aquilo que o investidor e o mercado desejam desse animal.
 
– Significa que o animal passou pelo crivo do corpo técnico da Associação Brasileira de Angus.
 
– Touro Registrado é sinônimo de novilhos até 20% mais valorizados, de animais carniceiros, e de um rebanho uniforme.
 
– Usar touro Angus registrado é o caminho para maior produtividade carniceira. Os pecuaristas que alcançam os maiores escores de bonificação no programa Carne Angus Certificada são os mesmos que não abrem mão de usar o Touro Angus registrado.
 
– Um touro registrado tem condições de perpetuar sua genética no rebanho. Além de gerar filhos igualmente superiores, pode ter suas qualidades perpetuadas quando o criador retiver as fêmeas como ventres de reposição. Ou seja, o Touro Angus Registrado valoriza o plantel.
 
– Touro registrado já é bom. Touro dupla marca (PP ou CACA) é melhor ainda, pois significa que ele está na faixa dos 40% superiores da sua geração.
 
– Touro registrado é a garantia de que esse animal atingiu o peso e a circunferência escrotal condizentes com a idade porque ele só recebe o registro com a conferência desses dados. Peso indica capacidade de produção de carne, circunferência escrotal está relacionada à fertilidade e capacidade de cobertura. 

 

Deixe o seu comentário
Blog Central Web
O seu portal de notícias do centro do Paraná
Blog Central Web
Rua Cons. Zacarias, N 631 - Pitanga-PR
Abrangência:
Pitanga, Manoel Ribas, Nova Tebas, Boa Ventura, Santa Maria do Oeste, Turvo, Palmital, Laranjal, Mato Rico, Campina do Simão e Goioxim.