25/05
20h00m
A
A
A
Marinha vistoria Balsa entre Santa Maria e Goioxim e não autoriza a navegar

Assessoria de Comunicação Social - Capitania Fluvial do Rio Paraná - CFRP

 
A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 8º Distrito Naval, informa que a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) realizou no dia 24 de maio uma Vistoria em seco e flutuando na balsa de travessia “Jabuticabal” no Rio Piquiri entre Santa Maria do Oeste e Goioxim – lacrada desde o dia 8 de novembro de 2017. A embarcação não foi liberada para navegar, pois ainda não concluiu o processo de inscrição da balsa junto à Autoridade Marítima.

O proprietário deve instalar suportes para extintores, boias e coletes salva-vidas na estrutura da embarcação e concluir a apresentação de documentos para que a balsa seja inscrita e obtenha a documentação necessária para a navegação. A autorização para operação só será liberada após a finalização das exigências de forma a garantir a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e para evitar a poluição hídrica.

A balsa Jabuticabal foi impedida de navegar no contexto da “Operação Balsa” porque operava com alagamento no porão, sem extintor de incêndio, sem luzes de navegação, com local inapropriado e inseguro para o transporte de passageiros, sem placas de identificação e por não ter apresentado documentos obrigatórios.

A CFRP incentiva que as pessoas apoiem a fiscalização como um ato de cidadania, a fim de contribuir, em caráter permanente, para a segurança da navegação. A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Neste sentido, qualquer situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana nos rios e lagos e para a prevenção da poluição hídrica deve ser comunicada à Capitania Fluvial do Rio Paraná pelo telefone (45) 3523-2332 ou pelo e-mail cfrp.secom@marinha.mil.br.

Deixe o seu comentário
Blog Central Web
O seu portal de notícias do centro do Paraná
Blog Central Web
Rua Cons. Zacarias, N 631 - Pitanga-PR
Abrangência:
Pitanga, Manoel Ribas, Nova Tebas, Boa Ventura, Santa Maria do Oeste, Turvo, Palmital, Laranjal, Mato Rico, Campina do Simão e Goioxim.