31/10
15h30m
A
A
A
DISPUTA JUDICIAL SOBRE ELEIÇÃO DE PREFEITO DE TURVO AGUARDA DECISÃO DO TSE

 
No dia 5 de outubro foi publicado na internet um vídeo com denúncias de que o processo que afastou do cargo o prefeito eleito nas urnas, pode ter sido uma farsa montada para incriminar Marcos Seguro e empossar o segundo colocado Nacir Bruger. A Rádio Turvo Ativo se manteve isenta sobre esse assunto até o momento, mas inúmeros ouvintes vieram até nós buscando mais informações sobre o caso. Diante disso a direção se propôs a fazer uma busca por mais informações oficiais que pudessem informar de forma clara e isenta nossos ouvintes.

Ouça a reportagem com Gilmar Amaral da Rádio Turvo Ativo:

Conversamos com o prefeito afastado Marcos Seguro e a chefe de gabinete do prefeito Nacir Bruger, Doriane de Lara, os dois expressaram seus argumentos sobre o caso. Na ultima segunda feira conversamos com o prefeito afastado Marcos Seguro que comentou qual o seu sentimento após a revelação do vídeo e a sua repercussão regional. A chefe de gabinete Doriane de Lara afirma que o sentimento é de tranquilidade ela ainda ressaltou que o processo está na justiça a qual cabe o poder de decisão. Diante desse novos fatos a policia federal cumprindo uma determinação do ministério publico eleitoral abriu o Inquérito 226/2014, para tentar esclarecer o caso. Para Marcos Seguro a justiça foi enganada, segundo ele foram tomadas providencias jurídicas para dar subsídios para justiça reparar o erro que cometeu. Doriane de Lara pediu que a população fique tranquila ela reiterou que a os “trabalhos da atual administração seguem normalmente”, entretanto ela afirma que o processo segue na justiça, mas é preciso diferenciar boato de decisão judicial. Marcos Seguro pediu ainda calma a população, ele destacou que é importante respeitar as instituições, acreditar e confiar na justiça, para ele tudo tem o seu tempo. Doriane de Lara finalizou dizendo que confia na justiça, segundo ela o prefeito Nacir Bruger quer que essa situação se resolva o mais breve possível.

Na segunda feira dia 27/10 foi publicado no diário oficial da justiça o despacho da juíza Maria Thereza de Assis Moura, aceitando o pedido dos advogados de Marcos Seguro de incluir no processo esses novos fatos. Dessa forma o caso segue em discussão no TSE para análise de uma possível medida cautelar para a devolução do mandato ao prefeito afastado. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo site do TSE no seguinte endereço www.tse.jus.br no link Acompanhamento processual, é necessário selecionar o ano da eleição de 2012 e Turvo como município de origem.

 Entenda o caso

 

Inicialmente Marcos Seguro obteve vitória na comarca de Guarapuava, ou seja, na 44ª Zona Eleitoral que equivale a 1ª instancia. Nacir Bruger recorreu ao TRE em Curitiba e obteve vitória em segunda instância, esse processo resultou no afastamento de Marcos Seguro do cargo de prefeito. Diante disso Marcos Seguro recorreu ao TSE para tentar reverter a decisão, foi interpelada uma medida cautelar tentando a manutenção do cargo até a decisão final, mas esta foi negada pela ministra Laurita Vaz. Com o surgimento de fatos novo Marcos Seguro buscou anexar estes no processo, sendo que somente na ultima semana foi aceito pela ministra Maria Thereza de Assis Moura atual relatora. Desta forma, aguarda-se que o processo seja julgado, ou que seja aceita a medida cautelar que poderá reconduzir Marcos Seguro ao cargo de prefeito.

Deixe o seu comentário
Blog Central Web
O seu portal de notícias do centro do Paraná
Blog Central Web
Rua Cons. Zacarias, N 631 - Pitanga-PR
Abrangência:
Pitanga, Manoel Ribas, Nova Tebas, Boa Ventura, Santa Maria do Oeste, Turvo, Palmital, Laranjal, Mato Rico, Campina do Simão e Goioxim.